NOSSA BIBLIOTECA

Biblioteca dos Capuchinhos

A “Biblioteca dos Capuchinhos”, vinculada à Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana, está situada em prédio contíguo ao Convento dos Freis Capuchinhos que foi inaugurado em 06 de outubro de 2006.

O acervo de livros, constantemente atualizado e em processo de informatização, totaliza mais de 60.000 títulos, sendo cerca de 35.000 na área das Ciências Humanas, sobretudo da Teologia; 3.000 na área das Ciências da Saúde; 3.500 na área das Ciências Sociais Aplicadas; e 11.500 na área de Literatura e Artes. O acervo de revistas conta com 249 títulos de revistas nacionais e estrangeiras, das quais 87 são permutadas com a revista Cadernos da Estef (ISSN 1806-7328), publicada desde 1986 pela Escola.

O novo e moderno prédio, de três andares, com 726 metros quadrados de área construída, dispõe inclusive de amplo espaço para estudo individual, salas para estudo em grupo, e computadores para pesquisa on line.

A história da biblioteca está vinculada à história dos Freis Capuchinhos franceses que chegaram ao Rio Grande do Sul no final do século XIX, 1896, trazendo na bagagem muitos livros e, no coração, espírito missionário. Poucos anos depois, em 1903, os Capuchinhos abriram, em Garibaldi, uma Escola de Teologia para os que desejavam tornar-se padres. A Biblioteca permaneceu em Garibaldi até 1950, quando foi transferida a Porto Alegre. Encontra-se nela um grande acervo de obras em diversas línguas (latim, francês, italiano, espanhol) em Teologia, Literatura, bem como coleções antigas de Teologia, Filosofia, História, Dicionários e Enciclopédias de grande porte.

Atualmente, todo esse acervo bibliográfico encontra-se em prédio próprio, que é o antigo Convento dos Capuchinhos, totalmente reformado para este fim. É desejo da Estef que este patrimônio cultural de grande valor seja conhecido e se torne um espaço de estudo e pesquisa, que é a sua razão de ser.