Bacharelado em Teologia

Apresentação

Em continuidade com a secular tradição capuchinha de ensino teológico e com os mais de 30 anos de experiência na Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana, a ESTEF, através do Curso de Teologia, se propõe a:

  • Formar bacharéis em teologia para a atuação em atividades específicas do âmbito religioso e na construção de uma sociedade mais humana e cristã.
  • Integrar o estudo acadêmico dos conteúdos da fé cristã com a dimensão pessoal da experiência de fé, a vivência comunitária e o compromisso social.
  • Possibilitar um processo de formação a agentes sociais e eclesiais, oportunizando condições de  atualização e de aprofundamento teológicos, pastorais e espirituais.
  • Estimular o desenvolvimento do espírito científico e a produção teológica através do aprofundamento dos conteúdos da fé cristã-católica em diálogo com outras tradições cristãs, outras religiões e as ciências.
  • Propiciar um espaço de estudo e de cultivo da tradição teológica e espiritual franciscana.

O(A) Bacharel(a) em Teologia egresso(a) da ESTEF estará habilitado(a) a desenvolver atividades de pesquisa e de pastoral na área religiosa, desenvolvendo trabalhos em Comunidades Pastorais e Educativas. Neste sentido, o(a) egresso(a) do Curso de Teologia deverá ser capaz de:

  • Compreender o fenômeno religioso e suas manifestações no decorrer da história e no presente.
  • Refletir, com fundamento e organicidade, sobre os conteúdos fundamentais da fé cristã-católica.
  • Analisar teologicamente a realidade que o cerca.
  • Pesquisar e desenvolver produção na área teológico-pastoral.
  • Integrar as dimensões da fé, da razão e da experiência eclesial e pessoal em uma síntese própria que dê sentido à vida, à pertença à Igreja e à cidadania.
  • Planejar e executar ações que levem à transformação da Igreja e da sociedade.
  • Dialogar e interagir com outras expressões religiosas num espírito de diálogo e de ação ecumênica e interreligiosa.

O Bacharelado em Teologia da ESTEF foi reconhecido pelo MEC através da Portaria nº 3788 de 17/11/2004.

 

Sobre o Curso

A Teologia como estudo de preparação ao ministério sacerdotal, no âmbito da Igreja Católica Apostólica Romana, está presente no Rio Grande do Sul há mais de um século e sempre foi marcada pela presença franciscano-capuchinha. Os Frades Menores Capuchinhos, chegados da França, em 1903 assumem a direção e a docência filosófica e teológica no Seminário Diocesano de Porto Alegre/RS. Ao mesmo tempo, atendendo às necessidades da formação de seus próprios candidatos brasileiros e de estudantes capuchinhos que chegavam da França, iniciaram, em Garibaldi/RS, um curso próprio de Teologia.

O título de Bacharel em Teologia era conferido nos termos do Decreto-Lei 1.051/69 como Curso Livre de Teologia. Porém, o Parecer CES/CNE nº 505/99, de 19/05/99 modificou a situação legal dos Cursos de Teologia, reconhecendo os Cursos de Bacharelado em Teologia como curso de graduação. O fundamento para tal foi encontrado no Parecer n.º 241/99, de 15/03/99, da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, a qual admite que o Estado não pode impedir nem cercear a criação desses Cursos (Bacharelado em Teologia).

Segundo o relator do referido Parecer (CES/CNE nº 505/99, de 19/05/99), o não reconhecimento oficial dos cursos de Teologia como cursos Superiores priva os seus estudantes – ministros religiosos ou não – dos direitos e dos privilégios concedidos legalmente aos profissionais formados em outras áreas. É, portanto, de todo recomendável que esta situação discriminatória seja corrigida.

 

HORÁRIO DAS AULAS

De segunda-feira a sexta-feira, no matutino, das 8h às 11h40.

 

PROPOSTA PEDAGÓGICA

O currículo se organiza em torno a três eixos: o teológico, o prático-pastoral e o auxiliar.

O Eixo Teológico busca colocar os elementos fundamentais da fé cristã-católica e se organiza em torno a quatro núcleos aglutinadores que perpassam as diversas áreas do conhecimento teológico:

  • Núcleo Introdutório, que tem como objetivo colocar os fundamentos das diversas áreas do conhecimento teológico.
  • Núcleo Trinitário, que tem como objetivo colocar os conteúdos fundamentais da teologia cristã.
  • Núcleo Eclesiológico, que reflete sobre a vivência na comunidade cristã dos conteúdos da fé.
  • Núcleo Antropológico, que reflete sobre as dimensões antropológicas, pessoais, comunitárias e sociais, da experiência cristã de fé.

A prática pastoral e a reflexão sobre esta prática, presente em todas as disciplinas, mas de modo especial nas disciplinas do eixo prático-pastoral, no decorrer de todo o desenvolvimento do currículo, proporciona a ligação com a realidade social e eclesial da qual provém, vive e se direciona o/a estudante de Teologia.

As disciplinas auxiliares têm como objetivo propiciar o diálogo da teologia com as demais áreas do conhecimento.

A integração destes três eixos dá ao curso sua identidade cristã-católica ao mesmo tempo que o mantém permanentemente em diálogo com a realidade eclesial e social e abre possibilidades de diálogo com as outras áreas do conhecimento.

Considerando as mudanças, tanto no âmbito eclesial como no social, cultural, político e econômico e a necessidade de, enquanto pessoas de fé, dar uma resposta, tanto teórica como práticas, às novas situações, a ESTEF se propõe a formar Bacharéis em Teologia com uma visão humana, cristã e eclesial aberta e em diálogo com o mundo moderno e capazes de propor alternativas aos desafios da sociedade e do mundo desde a perspectiva da fé cristã.

Nossos parâmetros para projetar o Currículo do Curso de Bacharel em Teologia são oriundas da Lei de Diretrizes e Bases, Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996, e do Roteiro de Avaliação dos Cursos de Teologia, para fins de autorização do Ministério de Educação e Cultura (MEC).

Segundo esse documento, a carga horária curricular deve contemplar um mínimo de 40% de disciplinas teológicas obrigatórias, 20% de disciplinas teológicas opcionais e 20% de disciplinas auxiliares. Considerando que não há documentação legal que registre a obrigatoriedade de disciplinas, compreendemos que as ditas disciplinas teológicas obrigatórias correspondem a disciplinas de conhecimento específico deste campo do saber. Distribuídas por Núcleo Temático, são as seguintes disciplinas:

  • Núcleo Introdutório: Êxodo a Deuteronômio e Livros Históricos; Literatura Profética; Teologia Fundamental I; Teologia Fundamental II; Liturgia Fundamental; Moral I; Moral II.
  • Núcleo Trinitário: Evangelhos Sinóticos; Literatura Joanina; Cristologia; Trindade; Moral III; Moral IV; Patrística.
  • Núcleo Eclesiológico: Atos dos Apóstolos e Cartas Paulinas; Cartas Pastorais, Católicas e Hebreus; Eclesiologia; Sacramentos; Ecumenismo e Diálogo Interreligioso.
  • Núcleo Antropológico: Gênesis e Apocalipse; Literatura Sapiencial; Escatologia e Criação; Teologia da Graça; Espiritualidade e a optativa História e Espiritualidade do Movimento Franciscano.

Por disciplinas auxiliares entendemos as disciplinas que possibilitam o diálogo entre as diversas áreas do saber teológico e deste com outros campos de saber e com a prática pastoral. São disciplinas auxiliares: Síntese Teológica; Metodologia da Pesquisa e da Produção Teológica; Trabalho de Conclusão de Curso; História I; História II; História III; História IV; Introdução ao Direito Canônico; Teologia Feminista e Gênero; e as optativas: Fenômeno Religioso; Sociologia da Religião; Psicologia da Religião; Questões Específicas de Direito Canônico; Leitura de Textos Patrísticos e Medievais; Teologias do Século XX; Questões Emergentes de Teologia; Língua Brasileira de Sinais.

As disciplinas Prático-pastorais são: Pastoral Fundamental; Estágio Pastoral I; Estágio Pastoral II; e as optativas Liturgia Sacramental; Organização e Administração da Ação Pastoral; Catequese e Missiologia; Educação para a Comunicação.

Junto com as disciplinas, as Atividades Complementares também visam esta integração tornando-a presente ao longo de todo o Curso. Deste modo, serão estimuladas atividades acadêmicas flexíveis tais como seminários, intercâmbio acadêmico, participação em eventos, atividades acadêmicas à distância, oficinas, iniciação à pesquisa, monitorias, atividades de extensão comunitária e social, publicação de artigos em revistas teológicas e pastorais ou comunicações em eventos de cunho científico na área teológica ou afins. As Atividades Complementares também servirão para suprir lacunas na formação pregressa dos estudantes auxiliando assim no nivelamento dos ingressados no Curso. As Atividades Complementares serão reguladas pelo Colegiado de Curso.

Aos ingressados no Curso que não tiveram anteriormente formação na área das Ciências Humanas será oferecido um acompanhamento pessoal no primeiro semestre após o ingresso.

 

 

GRADE CURRICULAR

Semestre Disciplina Horas Total Horas Teóricas Horas Práticas Horas EaD Pré-requisitos
1 Introdução à Bíblia 28 28
1 Êxodo a Deuteronômio e Livros Históricos 56 56 10
1 Teologia Fundamental I 56 56 10
1 Metodologia da Pesquisa e Produção em Teologia 28 28
1 Pastoral Fundamental 56 40 16
1 Optativa em Línguas 56 56 10
2 Literatura Profética 56 56 10 Introdução à Bíblia
2 Teologia Fundamental II 56 56 10 Teologia Fundamental I
2 Liturgia Fundamental 56 56 10
2 Moral Fundamental 56 56 10
2 História I 56 56 10
3 Evangelhos Sinóticos 56 56 10 Introdução à Bíblia
3 Cristologia 56 56 10 Teologia Fundamental II
3 Moral da Pessoa, Gênero e Direitos Humanos 56 56 10 Moral Fundamental
3 Patrística 56 56 10 História I
3 Educação para a Comunicação 56 40 16 Pastoral Fundamental
4 Literatura Joanina 56 56 10 Introdução à Bíblia
4 Trindade 56 56 10
4 Bioética, Ecologia Integral e Direitos Humanos 56 56 10 Moral Fundamental
4 História II 56 56 10
4 Catequese e Missiologia 56 40 16 Pastoral Fundamental
5 Atos dos Apóstolos e Cartas Paulinas 56 56 10 Introdução à Bíblia
5 Eclesiologia 56 56 10
5 Moral Social e Direitos Humanos 56 56 10 Moral Fundamental
5 História III 56 56 10
5 Sacramentos I 56 40 16 Liturgia Fundamental
6 Cartas Pastorais, Católicas e Hebreus 56 56 10 Introdução à Bíblia
6 Ecumenismo e Diálogo Interreligioso 56 56 10
6 História IV 56 56 10
6 Sacramentos II 56 40 16 Liturgia Fundamental
6 Introdução ao Direito Canônico 56 40 16 Pastoral Fundamental
7 Genesis e Apocalipse 56 56 10 Introdução à Bíblia
7 Escatologia e Criação 56 56 10
7 Espiritualidade 56 56 10
7 Trabalho de Conclusão de Curso 100 100 50
7 Organização e Administração da Ação Pastoral 56 40 16 Pastoral Fundamental
8 Literatura Sapiencial 56 56 10 Introdução à Bíblia
8 Teologia da Graça 56 56 10
8 Teologia Feminista e Gênero 56 56 10
8 Síntese Teológica 72 72 22 Seminários de Extensão I e II;

Seminário de Extensão Interdisciplinar

8 Questões Especiais de Direito Canônico 56 40 16 Introdução ao Direito Canônico
1 a 8 Atividades Complementares 200
3 a 6 Estágio Pastoral 200 20 180
2 a 7 Seminário de Extensão I 100 16 84
2 a 7 Seminário de Extensão II 100 16 84
2 a 7 Seminário de Extensão Interdisciplinar 100 16 84
3000 2240 560 362

 

COORDENADORES

Prof. Me. Daison F. de Sá

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Processo Seletivo

O processo seletivo da ESTEF acontece por Vestibular, por Ingresso de Diplomado ou por Transferência.

O vestibular consiste na redação de uma dissertação sobre algum tema específico, previamente selecionado pela Coordenação do curso, e também de uma entrevista com a Coordenação, a fim de melhor conhecer os candidatos.

O último vestibular ocorreu no dia 22 de fevereiro de 2024, nas dependências da ESTEF. O resultado será divulgado na tarde do mesmo dia.

Investimento

A taxa de inscrição para qualquer tipo de ingresso é de R$ 50,00.

A confirmação da inscrição será dada mediante o pagamento da taxa e o envio do comprovante de pagamento, que pode ser via e-mail ou WhatsApp.

O pagamento pode ser realizado por transferência/depósito bancários, usando os dados de uma das seguintes contas:

Titular de ambas as contas: FUNDAÇÃO SÃO LOURENÇO DE BRÍNDISI

CNPJ: 05.536.330/0001-10

– Banco Banrisul

Agência: 0065

C/C: 068510310-6

ou

– Banco do Brasil

Agência: 2814-2

C/C: 90417-1

Documentação

Inscrição – Exige-se a seguinte documentação: RG e CPF (para brasileiros) e RNE ou Passaporte (para estrangeiros).

Matrícula – Exige-se a seguinte documentação:

Para brasileiros: RG, CPF, Certificado de Conclusão do Ensino Médio, Documento Militar (para homens), Diploma e Histórico da Graduação (para diplomados), comprovante de residência, foto 3×4.

Para estrangeiros: RNE ou RNM, CPF (se já o tiver), passaporte, Equivalência do Ensino Médio, Diploma e Histórico da Graduação (para diplomados), comprovante de residência, foto 3×4.

Os documentos podem ser entregues pelo e-mail [email protected] ou pelo whatsapp (51) 99107-2640 ou, ainda, pessoalmente na Secretaria da Escola. Para envio digital, a documentação deve ter uma excelente resolução.

 

FICHA DE INSCRIÇÃO

Best Legal Steroids For Sale that Actually Work - Muscles Magician what is testosterone suspension fertigyn hp 5000 uses, buy anabolic steroids online visa – executive technologies st lucia