Envelhecimento Humano, Espiritualidade e Cuidado

Apresentação do Curso

Acompanhamos, nos últimos anos, uma elevação da longevidade humana no Brasil. Dados do IBGE atestam o aumento do número de idosos e da estimativa de vida.

Esta realidade traz desafios e interroga sobre o modo como estamos envelhecendo e a qualidade de vida nas terceira e quarta idades. O presente curso, com enfoque interdisciplinar, possibilita uma visão ampla e contextualizada que abarcara complexidade e a dinâmica que o tema exige, capacitando e atualizando os participantes através de conhecimentos pertinentes e necessários para atuar na área.

O curso apresentará o contexto no qual a população idosa está inserida e seus desafios; apontará estratégias para garantir qualidade de vida à pessoa idosa; formará pessoas com competências para compreender, acolher e acompanhar o idoso de forma holística e ética, além de debater sobre os vários conceitos para a velhice e as mudanças biológicas e psicossociais associadas à passagem do tempo.

Oferecido até 2019 pelo Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE), tem continuidade sob a responsabilidade da Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana (ESTEF), que se dedica à formação humana, teológica e espiritual. A partir dos princípios orientadores da ESTEF, a pessoa idosa é vista como protagonista de sua história. O Curso tem o apoio da Conferência dos Religiosos do Brasil – Regional Porto Alegre.

Objetivo Geral

Oferecer elementos para o envelhecimento saudável e para a qualificação na atenção às pessoas idosas em casas de longa permanência, especialmente de religiosos(as) e do clero.

Objetivos Específicos

1. Capacitar os participantes para atuarem de modo humanizado com o público envelhecente, promovendo a convivência intergeracional.

2. Desenvolver o domínio de conhecimentos sobre as condições da realidade onde a pessoa idosa está inserida (cotidiano, ambiente e rotinas) e a análise crítica na apreensão deste contexto, mostrando como diversas áreas podem contribuir para o envelhecimento saudável.

3. Promover conhecimentos conceituais e procedimentais referentes às doenças geriátricas e suas implicações na saúde da pessoa idosa, refletindo e compreendendo a importância de cada profissional na avaliação e tratamento multidimensional.

4. Relacionar de modo integrado as dimensões do envelhecimento humano, da espiritualidade e do cuidado, desenvolvendo estratégias de planejamento em vista da ocupação/missão.

Público

O curso destina-se aos(às) Consagrados(as) vinculados(as) às diversas Congregações Religiosas, ao Clero Diocesano, aos Cuidadores(as) nas Casas de Longa Permanência e demais pessoas interessadas no aprofundamento do tema.

Vagas

O Curso disponibiliza 50 vagas. A prioridade será garantida mediante a ordem de inscrição. Será oferecido se houver o número mínimo de 30 inscritos.

Certificação

O Curso é desenvolvido pela Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana (ESTEF), instituição credenciada pelo MEC, e conta com a parceria da CRB/RS. Receberão o Certificado de Curso de Extensão os(as) participantes que alcançarem 75% de frequência.

Inscrição individual: R$ 2.000,00

Instituições que inscreverem dois participantes terão 10% de desconto em cada inscrição.

Instituições que inscreverem três participantes ou mais terão 15% de desconto em cada inscrição.

Inscrições: 01 de novembro de 2021 a 31 de março de 2022.

Interessados(as) deverão realizar sua inscrição pelo Portal da ESTEF, utilizando a FICHA DE INSCRIÇÃO, que está mais abaixo nesta página.

Outra opção é enviar endereço completo e cópia do RG e CPF através do e-mail estef@estef.edu.br ou via postal para a Secretaria da Estef.

Metodologia

A organização metodológica se dará por abordagens temáticas, a partir do entrelaçamento entre envelhecimento humano, espiritualidade e cuidado. A primeira temática aprofundará os fundamentos do envelhecimento humano. A segunda, abordará e qualificará a forma de ocupação do idoso, tendo como conceito-chave a espiritualidade. E a terceira, fundamentará os elementos essenciais da saúde e do cuidado da pessoa idosa.

Programa do Curso

I Etapa: 25 a 28 de maio de 2022

Fundamentos histórico-conceituais do envelhecimento humano

* Envelhecimento Humano: contexto, desafios e perspectivas.

* Trabalho e Ócio: dilemas e formas de ocupação da pessoa idosa.

* As mudanças psicológicas face ao Envelhecimento Humano.

* As mudanças físicas face ao Envelhecimento Humano.

II Etapa: 24 a 27 de agosto de 2022

Envelhecimento Humano e Espiritualidade

* Envelhecimento Humano e Espiritualidade: contribuições da visão cristã.

* Oração e novas formas de vivência na velhice.

* Envelhecimento Humano, saúde e fé.

III Etapa: 26 a 29 de outubro de 2022

Envelhecimento Humano, Saúde e Cuidado

* Qualidade de vida no Envelhecimento Humano.

* A arte de cuidar: o cuidado e o cuidador.

* Aspectos práticos no cuidado da pessoa idosa.

* Avaliação e Encerramento.

# O curso inicia as 13h30min do primeiro dia e nos demais dias as atividades se desenvolvem das 8:00 – 12:00 e das 13:30-17:30.

Coordenador: Prof. Dr. Vanildo L. Zugno.

Local do Curso

Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana (ESTEF), conforme endereço abaixo.

Hospedagem (aos que tiverem interesse e necessidade)

Pousada dos Capuchinhos (ao lado da ESTEF).

Quarto individual – pensão completa: R$ 532,00 por pessoa por módulo.

Quarto duplo – pensão completa: R$ 433,00 por pessoa por módulo.

Contato: 51 3223 2800 ou reservas@capuchinhos.poa.br

Contatos e  Informações

Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana – ESTEF

Rua Tomás Edson, 212 – Bairro Santo Antônio – CEP 90640-100 – Porto Alegre – RS

Fone: (51) 3217-4567– estef@estef.edu.br | WhatsApp: 51 991072640

Conferência dos Religiosos do Brasil

CRB – Regional do Rio Grande do Sul.

Fone: 51 3221-0050 | E-mail: crbpoars@terra.com.br