Escola de Verão de Articuladores da Economia de Francisco e Clara no RS

A Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara (ABEFC) no Rio Grande do Sul e da Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana (ESTEF) promoverão a Escola de Verão – Economia de Francisco e Clara, entre 5 e 10 de fevereiro. O encontro ocorre no Instituto de Educação Josué de Castro, escola do campo, em Viamão (RS).

O projeto, inspirado nas Escolas de Verão Internacionais da Economia de Francisco, visa aproximar e fortalecer diferentes lideranças que dinamizam iniciativas transformadoras de forma popular e coletiva. É voltado para estudantes, ativistas dos movimentos sociais e ecológicos, pesquisadores e trabalhadores de economias comunitárias e demais interessados no chamado do Papa Francisco, em 2019, por um novo pacto econômico que nomeamos como fazer florescer novas economias.

A metodologia do encontro segue os passos: ver, iluminar, agir e celebrar. De maneira dinâmica e participativa os participantes serão motivados a reconhecer e/ou criar novos caminhos para economias de bem viver na Casa Comum. Além dos conteúdos programáticos, acontecerão momentos culturais, mística, animação, partilhas de experiências comunitárias que alimentam o esperançar nos territórios.

Confira a programação do encontro

5 de fevereiro de 2024, segunda-feira (noite)

Chegada em Porto Alegre, traslados do aeroporto e rodoviária até a cidade Viamão, IEJC-Instituto de Educação Josué de Castro, credenciamento no encontro, confraternização, dinâmica de acolhida.

6 de fevereiro, terça-feira – VER

• Manhã: Capital narrativo – a percepção da realidade narrada e vivida
  • Tarde: O lugar da crise na construção das novas economias

7 de fevereiro, quarta-feira – DISCENIR/ILUMINAR