INSCRIÇÃO ENCERRADA – Teologias do Bem Viver

A Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana (ESTEF) promove o Curso Teologia do Bem Viver, na modalidade EaD (Ensino à Distância). A teologia é uma hermenêutica situada da única e mesma fé, portanto, precisa dialogar no contexto em que se insere. Este curso tem como objetivo estabelecer um diálogo com os saberes ancestrais indígenas e, a partir daí, falar do Sagrado Mistério da Vida. Nas primeiras lições serão abordadas as bases antropológicas em favor duma cosmovivência. Em seguida, o caminho da teologia “índia” nas suas mais variadas vozes. Conclui-se com alguns tópicos: mitos e ritos da criação e origem do ser humano; Trindade e família; Sumak Kawsay e Reino de Deus. Acentuaremos a articulação teológica da região andina.

O curso terá início na primeira semana de agosto de 2022 e se estenderá até dezembro deste ano, perfazendo 60h.

Investimento: Curso completo + certificado = R$ 90,00.

A confirmação da inscrição será dada mediante o pagamento da taxa e o envio do comprovante do depósito por e-mail.

O pagamento pode ser feito em depósito bancário, nas seguintes agências:

• Banco Banrisul – Agêcia: 0065

• Banco do Brasil – Agência: 2814-2

Duração: 60 horas.

Metodologia: O curso transcorrerá do seguinte modo: serão oferecidas dez lições através da plataforma de Ensino Virtual Moodle. Cada lição contará com uma introdução, com subsídios para o estudo e aprofundamento e uma atividade. A cada quinze dias será oferecida uma lição. O estudante tem 30 dias para realizar a atividade correspondente.

LIÇÃO DATA CONTEÚDO
I 01/08/2022 •      Introdução. Relação entre Teologia e saberes ancestrais
II 15/08/2022 •      Cosmovivência como ponto de partida
III 01/09/2022 •      Diálogos interculturais: caminho de descolonização
IV 15/09/2022 •      História e representantes da teologia “índia”
V 01/10/2022 •      Teologias indígenas: um arco íris de vozes
VI 15/10/2022 •      A teologia andina como realidade e projeto
VII 01/11/2022 •      Mitos e ritos sobre a origem do mundo e do ser humano: teologia da criação andina
VIII 15/11/2022 •      A Santíssima Trindade como família: uma experiência dos povos mesoamericanos
IX 01/12/2022 •      O sumak kawsay como experiência do Reino de Deus nos povos andinos
X 15/12/2022 •      Conclusão. Falar de Deus desde os nomes indígenas

Professor Ministrante: Pe. Luis Paúl Muñoz Célleri

Bibliografia Básica:

CÉLLERI, Luis Paúl Muñoz. Teologia e sumak kawsay: o diálogo com a sabedoria andina do bem viver. Porto Alegre: Editora Fi, 2019. E-book.

ESTERMANN, Josef. Filosofia andina: estudio intercultural de la sabiduría autóctona andina. Quito: Abya-Yala, 1998.

LÓPEZ HERNANDEZ, Eleazar. Teologías índias, una ofrenda para la vida del mundo. CENAMI, México, 2009. Disponível em: http://curasopp.com.ar/web/es/teologia-india/42-teologias-indias-ofrenda-para-la-vida-del-mundo. Acesso em: 09 out. 2016.