INSCRIÇÃO ENCERRADA – Curso de Extensão – Teologia de Matriz Africana

A Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana (ESTEF) promove o Curso de Extensão Teologia de Matriz Africana, na modalidade a distância (EaD).

O curso tem por objetivos:

– Entender a História e a Teologia das Tradições de Matriz Africana;

– Compreender como essa tradição sofreu a sua destituição epistemológica;

– Atribuir sentidos e propósitos aos rituais a partir de uma reflexão teológica fundamentada numa epistemologia interdisciplinarizada, afrocentrada e pós-colonializada;

– Dar a conhecer a história dessa tradição, desde suas origens africanas até a reestruturação local;

– Auxiliar tanto a pesquisadores sobre o tema quanto a profissionais na área de educação, sobretudo no campo da Teologia, das Ciências da Religião e do Ensino Religioso;

– Municiar os vivenciadores que, devido à perseguição histórica, acabaram por ter seus saberes ancestrais destituídos com o epistemicídio engendrado pelo colonialismo.

O curso terá início no dia 01 de março de 2022 e se estenderá até julho deste ano, perfazendo 60h.

Investimento: R$ 90,00

O curso está estruturado em Dez Lições. Para cada aula o professor disponibilizará:

– Um vídeo explicativo;

– Um texto de apoio;

– Um subsídio opcional de leitura para aprofundamento;

– Uma tarefa sobre o conteúdo estudado.

O/A estudante deverá:

– Assistir ao vídeo explicativo;

– Ler o texto de apoio;

– Realizar a tarefa solicitada.

MÓD TEMA CONTEÚDO
I História e cultura africana I •      Apresentação

•      A cosmovisão africana

II História e cultura africana II •      Sistema sócio-político e sua relação com a cosmovisão
III A diáspora: legados africanos I •      O sistema escravista

•      Os yorùbá nas Américas

IV A diáspora: legados africanos II •      Os yorùbá no Brasil

•      A tradição yorùbá no Rio Grande do Sul

V A diáspora: legados africanos III •      As comunidades tradicionais de terreiro
VI Filosofia africana •      Filosofia africana

•      Valores civilizatórios africanos

VII Afroteologia I •      Teologia é ciência?

•      Exunêutica: elementos para uma interpretação pelas TMA

•      Afroteologia Sistemática

VIII Afroteologia II •      Afroteologia do Bori

•      Afroteologia do Osé

•      Afroteologia do Isinku

IX Afroteologia III •      Afroteontologia

•      Orixalogia

X Afroteofobia •      Cultura e barbárie europeias

•      Racismo: ideologia de dominação

•      Intolerância religiosa

Prof. Dr. Babà Hendrix

– Será emitido um Certificado de Extensão (60h) ao estudante que cumprir o mínimo de 75% de participação nas atividades.