INSCRIÇÃO ENCERRADA – Curso de Extensão – Itinerários educativos na Bíblia

A Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana (ESTEF) promove o Curso de Extensão Itinerário educativos na Bíblia, na modalidade a distância (EaD).

A Campanha da Fraternidade 2022 propõe como tema a “Fraternidade e a Educação”. Sabemos que “educar é contribuir para a superação do pecado, preservando a vida, atingindo as consciências e transformando as relações”. Por isso, o curso propõe os Itinerários Educativos como chave para ler os textos bíblicos.

O curso terá início no dia 01 de março de 2022 e se estenderá até julho deste ano, perfazendo 60h.

Investimento: R$ 90,00

Objetivos:

• Familiarizar o/a cursista com as tradições da Bíblia e com as mais recentes pesquisas na área bíblica para que o uso do texto bíblico na evangelização possa ser feito de forma consciente.
  • Pesquisar, em torno do tema Educação, as ideias fundamentais da Bíblia, a fim de dar fundamentos para a sua interpretação e atualização.
  • Oferecer ao/à cursista um panorama da pesquisa bíblica na área da formação e composição do Antigo e do Novo Testamentos e estudar os seus principais textos.

O curso está estruturado em Dez Lições. Para cada aula o professor disponibilizará:

– Um vídeo explicativo;

– Um texto de apoio;

– Um subsídio opcional de leitura para aprofundamento.

– Uma tarefa sobre o conteúdo estudado.

O/A estudante deverá:

– Assistir o vídeo explicativo;

– Ler o texto de apoio;

– Realizar a tarefa solicitada.

Roteiros

Lição 1. Gn 18,17-33: Deus nos capacita.

Lição 2. Ex 20,1-17: projeto de sociedade.

Lição 3. Jz 4,1-24: união que ensina.

Lição 4. Sb 6,12-25: encontrar a Sabedoria.

Lição 5. Jr 31,10-21: indicadores para o caminho.

Lição 6. Mc 6,30-44: educação para a partilha.

Lição 7. Lc 15,1-32: misericórdia educadora.

Lição 8. Jo 8,1-10: Jesus, o grande educador.

Lição 9. At 18,24-28: mulheres e homens na relação de aprendizado.

Lição 10. 2Cor 3,1-18: alfabetização espiritual.

Prof. Me. Carlos Rodrigo C. Dutra

– Será emitido um Certificado de Extensão (60h) ao estudante que cumprir o mínimo de 75% de participação nas atividades.