Curso de Especialização em Aconselhamento para intervenções em circunstâncias de Estresse, Adoecimento, Trauma, Luto, Suicídio e Emergências Psicológicas

A Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana (ESTEF) divulga, através da parceria com o Instituto Luspe, o Curso de Especialização em Aconselhamento para intervenções em circunstâncias de Estresse, Adoecimento, Trauma, Luto, Suicídio e Emergências Psicológicas. O Curso traz em seu Corpo Docente professoras(es), mestras(es) e doutoras(es) de todo o Brasil, referências nas áreas de conhecimento a serem abordadas.

O Aconselhamento Psicológico na prática do cuidado é a ferramenta mais usada no Brasil. Afinal, somos um país de aproximadamente 8 milhões de enlutados por ano e a maioria dessa população não consegue chegar aos consultórios. Esse público passa a ser atendido por professores(as) nas Escolas, por colegas de trabalho e RHs de empresas, por religiosos(as) e agentes pastorais, por enfermeiros(as) em Hospitais e Casas de Saúde, por assistentes sociais, por familiares e amigos(as) que se dispõem a  essa escuta.

No entanto, o que verdadeiramente sabemos sobre esse cuidado para nos sentirmos seguros em realiza-lo? Quando uma troca em aconselhamento não ocorre bem, pode-se trazer dolorosas consequências na busca por nova ajuda, alimentando revolta e gerando incompreensão, adoecimento e o isolamento social.

Nosso país valoriza muito o atendimento no setting clínico: médico ou psicológico. Porém, o cuidado em sua maioria acontece fora dos consultórios. Acontece diluído no dia a dia das experiências do existir, do se relacionar, do atravessar circunstâncias difíceis, muitas vezes de dor, de pesar, de luto e de traumas.

OJETIVO GERAL

Na escuta da necessidade de instrumentalizar e multiplicar as fronteiras do suporte humano e humanitário nasce a primeira Especialização em Aconselhamento no país, focada em circunstâncias de estresse, adoecimento, perdas, trauma e luto. Uma Especialização para habilitar o(a) aconselhador(a) de modo consistente e seguro em comunicação terapêutica e de crise, alcançando, inclusive, a escuta nos plantões psicológicos, na ação de primeiros cuidados psicológicos em ocorrências associadas à medicina dos acidentes e desastres naturais e tecnológicos. De modo geral, tem como objetivo qualificar com maior amplitude, prática supervisionada e aprofundamento as frentes do cuidado nas diversas comunidades e instituições, contando com professores(as) de todo o país, com especialização, mestrado e doutorado nos temas do programa.

PÚBLICO ALVO

Agentes e profissionais das áreas da Saúde, da Educação, da Assistência Social e Funerária, da Segurança Pública, de Pastorais (agentes pastorais, religiosos(as), ministros(as) da Eucaristia, catequistas) e outros interessados, que atuem nas linhas de frente do cuidado humano nos temas do curso.

INVESTIMENTO

INSCRIÇÕES – Prazo até 11 de março de 2023 – R$ 280,00 referente a reserva de vaga.

CURSO COMPLETO – 22 parcelas de R$ 790,00 no boleto. Desconto de 15% para ex-alunos do Instituto Luspe e da ESTEF.

 Vagas limitadas!

 

PROPOSTA PEDAGÓGICA

O curso tem um total de trezentas e setenta (370) horas, desenvolvendo-se da seguinte maneira:

– Aulas teórico-técnicas presenciais, de março/2023 a dezembro/2024, sempre no 2º sábado de cada mês, perfazendo duzentas e cinquenta (250) horas de aprendizado. Serão 22 módulos de 9h cada (8h às 18h).

– Atividades práticas (Estágio Supervisionado Clínico de atendimento e aconselhamento), perfazendo cento e vinte (120) horas. Encontros de Supervisão a partir do segundo ano em curso.

OBSERVAÇÕES

Alunos(as) podem realizar o Estágio em seu local de residência, se desejarem, e também on-line.

Alunos(as) que não possuem Graduação ou qualquer formação reconhecida de nível superior, também poderão realizar o curso, mas somente as 22 aulas, isto é, sem o Estágio. Estes receberão um Certificado de Extensão como Formação em Aconselhamento em Luto e Perdas.

GRADE CURRICULAR

AULAS TEÓRICO-TÉCNICAS PRESENCIAIS

– ORIGEM E DESENVOLVIMENTO DO CUIDADO.

– FILOSOFIA DO CUIDADO.

– A COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA DO CUIDADO.

– REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O SOFRIMENTO HUMANO.

– PRIMEIRAS NOÇÕES E QUESTÕES ÉTICAS DO ACONSELHAMENTO PSICOLÓGICO EM CIRCUNSTÂNCIAS DE CRISE.

– O SER HUMANO E A MORTE ATRAVÉS DOS TEMPOS.

– TEORIA DO APEGO.

– LUTO: DEFINIÇÕES, IMPLICAÇÕES E CUIDADOS.

– LUTO NÃO RECONHECIDO.

– LUTO NA INFÂNCIA.

– LUTO NA ADOLESCÊNCIA.

– LUTO NO ENVELHECER.

– LUTO E PERDAS NA FAMÍLIA E RESILIÊNCIA FAMILIAR.

– EMERGÊNCIAS PSICOLÓGICAS: ESTUDO E INTERVENÇÃO EM ACIDENTES, DESASTRES NATURAIS, TECNOLÓGICOS E CATÁSTROFES.

– LUTO NA PSICOLOGIA HOSPITALAR.

– CUIDADOS PALIATIVOS (N.A.I).

– METODOLOGIA EM PESQUISA E PRODUÇÃO CIENTÍFICA.

– PERDAS E LUTO NO CONTEXTO ESCOLAR.

– PERDAS E LUTO NAS ORGANIZAÇÕES.

– O ACONSELHAMENTO NAS CIRCUNSTÂNCIAS DE SUICÍDIO: PREVENÇÃO E POSVENÇÃO.

– LUTO E FÉ – ATENÇÃO E CUIDADO NO DIÁLOGO ENTRE DIFERENTES PARADIGMAS.

– A SAÚDE MENTAL E O CUSTO DO CUIDADO.

 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES E DE AVALIAÇÃO

(INCLUSAS NOS DOIS ANOS DE CURSO DE ACORDO COM A LIVRE ESCOLHA DOS ALUNOS)

– Mini Jornada de Luto e Perdas;

– Death café;

– Death dinner;

– Sarau cultural e filosófico;

– Podcasts;

– Orientação e Produção de artigos para publicação;

– Desenvolvimento de Folders informativos;

– Desenvolvimento de Grupos de Estudo e Pesquisa.

COORDENADORES

COORDENAÇÃO:

Dra. Ana Reis

DOCENTES:

Dra. Ana Reis;

Dra. Gabriela Casellato;

Lucas Colombo;

Clareana Saragiotto;

Ma. Luana Dondé Tochetto Scopel;

Me. Marcos Eduardo Teixeira;

Dra. Maria Helena Pereira Franco;

Esp. Kátia Gazzola Viana;

Ma. Ana Cristina de Araújo Vianna;

Júlia Dalegrave Scopel;

Val Guarneiri;

Ma. Flávia Raquel Rossi;

Ma. Lourdes Sgarabotto;

Esp. Josiane Borges Soares;

Esp. Miriele Colombo;

Ma. Pâmela Monteiro.

 

 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

OS DOIS ANOS DE CURSO DISPONIBILIZAM

– Apostila com todo o referencial teórico.

– Glossário sobre Emergências Psicológicas, Luto e Suicidologia.

– Todos os slides e o material didático digital, tais como vídeos, músicas, vinhetas clínicas, textos, artigos e reportagens que serão utilizados nas aulas, entre outros – enviados aos alunos mês a mês.

– Experiências em RolePlay e Psicodrama como laboratório de intervenções práticas.

– Estudo aprofundado e prático de intervenções em catástrofes, acidentes e desastres naturais ou tecnológicos no contexto de primeiros socorros psicológicos para municípios, organizações, instituições, comunidades religiosas e escolas.

– Estudo e prática nas intervenções associadas ao suicídio, incluindo a técnica de proteção à vida no contexto das tentativas, ideação ou ato, bem como instrumentalização em prevenção e posvenção ao suicídio.

– Estudo aprofundado de intervenções no setting funerário e hospitalar, incluindo questões de ordem organizacional para o cuidado com equipes e RHs que atuam na dimensão do cuidado humano.

– Observação e intervenção em grupos de apoio ao luto e no núcleo de atenção integrada em Cuidados Paliativos.

– Certificado reconhecido pelo Instituto Luspe no conteúdo programático e horas/aula cursadas, contando pontos para concursos públicos nacionalmente (relevantes aos conteúdos do curso) e para horas complementares.

– Aulas Magnas online de abertura semestrais com professores(as) doutores(as) convidados(as) de todo o Brasil, nos temas do curso.

– Todos os coffees inclusos: doces e salgados coloniais, água, cafés, chás e sucos.

– Local presencial equipado para os encontros, dinâmicas e estadia para alunos de outras cidades: Centro Pastoral – Bairro Colina Sorriso, em Caxias do Sul/RS.

– Local endereçado em meio a natureza, rodeado por grande área verde, espaço amplo para vivências e outras práticas que farão parte dos anos em estudo e intervenção. No complexo há Pousada com quartos coletivos para alunos de fora da cidade ou estado (valores à consultar).

– Local próximo a restaurantes para alunos que desejarem sair do complexo para o almoço. Almoços no complexo podem ser solicitado.

– A primeira e a última aulas do curso acontecerão na sede da ESTEF, em Porto Alegre, e

a presença nestes módulos não é obrigatória.

 

COORDENAÇÃO DO CURSO DISPONIBILIZA

– Presença e acompanhamento às dúvidas e às descobertas dos alunos em todas as aulas e atividades.

– Espaço de aconselhamento aos alunos, sempre que necessário.

– Entrevista de recolhimento de dados para acolher, conhecer e caminhar em conjunto na experiência da especialização do aluno como um todo.

– Auxílio em possíveis dificuldades na aprendizagem.

– Facilidade no acesso a pesquisas e ao material bibliográfico fundamental e atual.

– Facilidade no desenvolvimento do aluno em suas atividades.

– Grupo de Suporte Psicológico para os alunos ao longo de todo o curso.

FICHA DE INSCRIÇÃO

Best Legal Steroids For Sale that Actually Work - Muscles Magician what is testosterone suspension fertigyn hp 5000 uses, buy anabolic steroids online visa – executive technologies st lucia