Apresentação
Em continuidade com a secular tradição capuchinha de ensino teológico e com os mais de 30 anos de experiência na Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana, a ESTEF, através do Curso de Teologia, se propõe a:
- Formar bacharéis em teologia para a atuação em atividades específicas do âmbito religioso e na construção de uma sociedade mais humana e cristã.
- Integrar o estudo acadêmico dos conteúdos da fé cristã com a dimensão pessoal da experiência de fé, a vivência comunitária e o compromisso social.
- Possibilitar um processo de formação a agentes sociais e eclesiais, oportunizando condições de atualização e de aprofundamento teológicos, pastorais e espirituais.
- Estimular o desenvolvimento do espírito científico e a produção teológica através do aprofundamento dos conteúdos da fé cristã-católica em diálogo com outras tradições cristãs, outras religiões e as ciências.
- Propiciar um espaço de estudo e de cultivo da tradição teológica e espiritual franciscana.
O(A) Bacharel(a) em Teologia egresso(a) da ESTEF estará habilitado(a) a desenvolver atividades de pesquisa e de pastoral na área religiosa, desenvolvendo trabalhos em Comunidades Pastorais e Educativas. Neste sentido, o(a) egresso(a) do Curso de Teologia deverá ser capaz de:
- Compreender o fenômeno religioso e suas manifestações no decorrer da história e no presente.
- Refletir, com fundamento e organicidade, sobre os conteúdos fundamentais da fé cristã-católica.
- Analisar teologicamente a realidade que o cerca.
- Pesquisar e desenvolver produção na área teológico-pastoral.
- Integrar as dimensões da fé, da razão e da experiência eclesial e pessoal em uma síntese própria que dê sentido à vida, à pertença à Igreja e à cidadania.
- Planejar e executar ações que levem à transformação da Igreja e da sociedade.
- Dialogar e interagir com outras expressões religiosas num espírito de diálogo e de ação ecumênica e interreligiosa.
O Bacharelado em Teologia da ESTEF foi reconhecido pelo MEC através da Portaria nº 3788 de 17/11/2004.
Sobre o Curso
A Teologia como estudo de preparação ao ministério sacerdotal, no âmbito da Igreja Católica Apostólica Romana, está presente no Rio Grande do Sul há mais de um século e sempre foi marcada pela presença franciscano-capuchinha. Os Frades Menores Capuchinhos, chegados da França, em 1903 assumem a direção e a docência filosófica e teológica no Seminário Diocesano de Porto Alegre/RS. Ao mesmo tempo, atendendo às necessidades da formação de seus próprios candidatos brasileiros e de estudantes capuchinhos que chegavam da França, iniciaram, em Garibaldi/RS, um curso próprio de Teologia.
O título de Bacharel em Teologia era conferido nos termos do Decreto-Lei 1.051/69 como Curso Livre de Teologia. Porém, o Parecer CES/CNE nº 505/99, de 19/05/99 modificou a situação legal dos Cursos de Teologia, reconhecendo os Cursos de Bacharelado em Teologia como curso de graduação. O fundamento para tal foi encontrado no Parecer n.º 241/99, de 15/03/99, da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, a qual admite que o Estado não pode impedir nem cercear a criação desses Cursos (Bacharelado em Teologia).
Segundo o relator do referido Parecer (CES/CNE nº 505/99, de 19/05/99), o não reconhecimento oficial dos cursos de Teologia como cursos Superiores priva os seus estudantes – ministros religiosos ou não – dos direitos e dos privilégios concedidos legalmente aos profissionais formados em outras áreas. É, portanto, de todo recomendável que esta situação discriminatória seja corrigida.