Pós-Graduação para Formadores/as da Vida Religiosa Consagrada

O processo formativo na Vida Religiosa Consagrada é um desafio permanente para as Comunidades e para os integrantes das Congregações, sobretudo quando se leva em conta a realidade atual e as exigências de nosso tempo.

A ESTEF e a Conferência dos Religiosos do Brasil oferecem em parceria o presente Curso, frequentado por religiosos/as de todo o Brasil, com a intenção de refletir sobre os procedimentos formativos, proporcionando espaço para partilha de experiências e aprofundamento temático.

Ao mesmo tempo que oferece atualização teológica, esta Especialização proporciona qualificação para quem é responsável pelas várias etapas formativas, inclusive a formação permanente.

Objetivos: a) Qualificar religiosos(as) que atuam ou atuarão em processos formativos da Vida Religiosa Consagrada. b) Proporcionar espaço de reflexão a religiosos(as) que aceitam o desafio da formação permanente para uma presença mística e profética no mundo de hoje. c) Oferecer fundamentação teológica para a atuação de formadores(as) e religiosos(as) que queiram atualização e/ou aprofundamento da missão no campo formativo.

Destinatários: Religiosos(as) atuando ou preparando-se para atuar na formação para a Vida Religiosa e religiosos(as) em formação permanente.

Inscrição e Matrícula: Até 30 de junho de 2023, mediante a apresentação de cópia do RG, CPF, Diploma de Graduação, Histórico Escolar e foto 3×4. Preencha a Ficha de Inscrição, abaixo.

Certificação: A ESTEF fornecerá Certificado de Especialização (cf. Res. CNE/CES n° 01 de 08/06/2007 MEC) ao participante que obtiver a frequência mínima de 75% das aulas ministradas e nota mínima de 7,0 em todas as disciplinas (Monografia Inclusive). Aos participantes que não têm Diploma de Graduação reconhecido pelo MEC será concedido Certificado de Extensão, sendo mantidas as exigências de frequência e nota mínima.

Investimento: Matrícula R$ 100,00.  Curso: R$ 8.100,00 (à vista) ou 18 parcelas de R$ 500,00

Local: ESTEF – Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana. Rua Tomás Edison, 212, Santo Antônio, Porto Alegre/RS.

E-mail: [email protected]          WhatsApp: (51) 9.9107-2640

PROPOSTA PEDAGÓGICA

Regime: Três encontros intensivos e um EAD nos períodos de férias.

I Etapa: 24 a 29 de julho de 2023;
II Etapa: 08 a 27 de janeiro de 2024;
III Etapa: 22 a 27 de julho de 2024 (EAD);
IV Etapa: 06 a 25 de janeiro de 2025.

Encontros presenciais intensivos de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e sábado, das 8h às 12h.

GRADE CURRICULAR

CURRÍCULO

I – Dimensão antropológica

1. Cristianismo e Antropologia (30h)

2. Desafios éticos atuais à VR (20h)

3. Juventudes e pós-modernidade (20h)

4. Acompanhamento Pessoal no processo formativo (30h)

5. Dimensão afetiva no processo formativo (20h)

II- Dimensão Teológica

6. Cristologia (20h)

7. Eclesiologia (20h)

8. Teologia da Vida Religiosa Consagrada (20h)

III – Dimensão Espiritual

9. Espiritualidade Bíblica (30h)

10. Espiritualidade no Processo Formativo (30h)

IV – Dimensão Prática

11. Vida Religiosa e missão: Desafios da sociedade, da igreja e das culturas (20h)

12. Formação e interculturalidade: fundamentos teológicos e desafios práticos (20h)

13. A Missão no processo formativo (20h)

14. Seminário: Projeto de Vida (24h)

15. Elementos jurídicos e canônicos nas casas de formação (16h)

V- Pesquisa e Produção Teológica

16. Metodologia da Pesquisa e Produção Teológica (20h)

17. Pesquisa orientada TCC (40h)

Carga Horária Total: 400h

COORDENADORES

Prof. Me. Frei José Bernardi, OFMCap.

Prof. Esp. Frei Luiz C. Lunardi, OFMCap.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

FICHA DE INSCRIÇÃO

Best Legal Steroids For Sale that Actually Work - Muscles Magician what is testosterone suspension fertigyn hp 5000 uses, buy anabolic steroids online visa – executive technologies st lucia