Especialização Lato Sensu Formadores/as da Vida Religiosa Consagrada

O processo formativo na Vida Religiosa Consagrada é um desafio permanente para as Comunidades e para os integrantes das Congregações, sobretudo quando se leva em conta a realidade atual e as exigências de nosso tempo.

A ESTEF e a Conferência dos Religiosos do Brasil há 14 anos mantêm o presente Curso, frequentado por religiosos/as de todo o Brasil, com a intenção de refletir sobre os procedimentos formativos, proporcionando espaço para partilha de experiências e aprofundamento temático.

Ao mesmo tempo que oferece atualização teológica, esta Especialização proporciona qualificação para quem é responsável pelas várias etapas formativas, inclusive a formação permanente.

Objetivos: a) Qualificar religiosos(as) que atuam ou atuarão em processos formativos da Vida Religiosa Consagrada. b) Proporcionar espaço de reflexão a religiosos(as) que aceitam o desafio da formação permanente para uma presença mística e profética no mundo de hoje. c) Oferecer fundamentação teológica para a atuação de formadores(as) e religiosos(as) que queiram atualização e/ou aprofundamento da missão no campo formativo.

Destinatários: Religiosos(as) atuando ou preparando-se para atuar na formação para a Vida Religiosa e religiosos(as) em formação permanente.

Inscrição e Matrícula: Até 23 de dezembro de 2021, mediante a apresentação de cópia do RG, CPF, Diploma de Graduação, Histórico Escolar e foto 3×4. Preencha a Ficha de Inscrição, abaixo.

Certificação: A ESTEF fornecerá Certificado de Especialização (cf. Res. CNE/CES n° 01 de 08/06/2007 MEC) ao participante que obtiver a frequência mínima de 75% das aulas ministradas e nota mínima de 7,0 em todas as disciplinas (Monografia Inclusive). Aos participantes que não têm Diploma de Graduação reconhecido pelo MEC será concedido Certificado de Extensão, sendo mantidas as exigências de frequência e nota mínima.

Investimento: Matrícula R$ 100,00. Curso R$ 7.800,00 (à vista) ou 12 parcelas de R$ 700,00.

Local: ESTEF – Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana. Rua Tomás Edison, 212, Santo Antônio, Porto Alegre/RS.

I Etapa – 03 a 22 de janeiro de 2022.

II Etapa – 25 a 30 de julho de 2022.

III Etapa – 02 a 21 de janeiro de 2023.

Encontros presenciais intensivos de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e sábado, das 8h às 12h.

I – Dimensão Antropológica

1. Cristianismo e Antropologia – 30h.

2. Desafios éticos atuais à Vida Religiosa – 20h.

3. Juventudes e Pós-modernidade – 20h.

4. Acompanhamento Pessoal no Processo Formativo – 30h.

5. Dimensão Afetiva no Processo Formativo – 20h.

II – Dimensão Teológica

6. Cristologia – 20h.

7. Eclesiologia – 20h.

8. Teologia da Vida Religiosa Consagrada – 20h.

III – Dimensão Espiritual

9. Espiritualidade Bíblica – 16h.

10. Espiritualidade no Processo Formativo – 30h.

IV – Dimensão Prática

11. Vida Religiosa e Missão: Desafios da Sociedade, da Igreja e das Culturas – 20h.

12. Formação e Interculturalidade: Fundamentos Teológicos e Desafios Práticos – 20h.

13. A Missão no Processo Formativo – 20h.

14. Seminário: Projeto de Vida – 16h.

15. Elementos Jurídicos e Canônicos nas Casas de Formação – 8h.

V – Pesquisa e Produção Teológica

16. Metodologia da Pesquisa e Produção Teológica – 10h.

17. Pesquisa Orientada (TCC) – 40h.

Carga horária total: 360h

Prof. Me. Gilmar Zampieri, OFMCap.

Prof. Esp. Luiz C. Lunardi, OFMCap.