Curso EaD: Grego Bíblico I

A Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana (ESTEF) promove o Curso Grego Bíblico I, na modalidade EaD (Ensino à Distância). O curso tem o objetivo de capacitar os estudantes a ler o texto grego, consultar dicionários e compreender palavras e frases gregas citadas em comentários exegéticos e textos teológicos. Para o próximo ano será oferecido um segundo módulo do curso EaD Grego Bíblico.

O curso terá início na primeira semana de agosto de 2021 e se estenderá até dezembro deste ano, perfazendo 60h.

Investimento: Curso completo + certificado = R$ 80,00.

A confirmação da inscrição será dada mediante o pagamento da taxa e o envio do comprovante do depósito por e-mail.

• E-mail para envio: secretaria@estef.edu.br

O pagamento pode ser feito em depósito bancário, nas seguintes agências:

• Banco Banrisul – Agêcia: 0065

• Banco do Brasil – Agência: 2814-2

GREGO BÍBLICO – MÓDULO 1

Ementa: Letramento e alfabetização do grego bíblico. Regras básicas da morfologia do grego koiné: acentuação, pontuação, primeira e segunda declinações.

Objetivo: Capacitar os estudantes a ler o texto grego, consultar dicionários e compreender palavras e frases gregas citadas em comentários exegéticos e textos teológicos.

Requisito prévio: Nenhum.

Duração: 60 horas.

Metodologia: O curso transcorrerá do seguinte modo: serão oferecidas dez lições através da plataforma de Ensino Virtual Moodle. Cada lição contará com uma introdução, com subsídios para o estudo e aprofundamento e uma atividade. A cada quinze dias será oferecida uma lição. O estudante tem 30 dias para realizar a atividade correspondente.

CONTEÚDO

História da língua grega – Alfabeto e pronúncia.
Regras de acentuação e pontuação.
Classes de palavras; o artigo definido; a negação simples.
O substantivo grego; os casos da declinação do grego koiné.
A 2ª declinação: substantivos masculinos
A 2ª declinação (continuação): substantivos neutros
A 2ª declinação (conclusão): casos especiais
A 1ª declinação: substantivos femininos
A 1ª declinação (continuação): substantivos “areia” (“a” puro)
Adjetivos da 1ª e 2ª declinação.

Professora Ministrante: Rita de Cácia Ló